Uma travessia...por vezes fácil, outras vezes difícil. Um deserto, onde se tenta desesperadamente encontrar um oásis para ai permanecer, pelo menos na triste ilusão de ser feliz.

maio 15, 2004

Sinais

Cheguei agora a casa, depois de mais uma reunião do GJM (Grupo de Jovens da Malveira). Como é costume, já há uma data de tempo, as minhas sextas-feiras são passadas assim: a falar sobre "alguém" que marcou a nossa historia e vida.
O tema era qualquer coisa relacionada com o partir do pão e cenas assim, mas começamos a divagar, e entretanto o padre passou pela sala e ficou connosco a falar.
Disse alguém, que Jesus se revelava através de sinais. Sinais, esses, que muitas vezes para os distinguirmos levamos algum tempo, e os proprios discipulos e amigos, levaram também para o reconhecerem. Ficou no ar, que a Igreja, instituição, era hoje um sinal vivo de Jesus. Talvez... Para mim, a Igreja, é toda aquela gente que vai lá, ouvir aquelas palavras que foram ditas à uma quantidade de anos, e que ainda hoje fazem sentido.É ouvir uma pinga de esperança, uma voz que nos faz pensar que a vida pode até ter algum singnificado, por mais que alguma vez pensemos que não tem. Mesmo quem não acredite na vida eterna (eu nao acredito), pode sempre ver naquelas frases, um sentido para andar a viver. São palavras que me fazem pensar que as coisas podem não ser tão absurdas como por vezes me parecem, mas que até têem algum sentido, mesmo que eu não saiba para quê.
Ver milagres hoje em dia é considerado uma coisa absurda. Algo surrealista, convidativo a chamar a TVI, para a reportagem de abertura do Jornal Nacional. Mas se calhar vemos milagres todos os dias e não damos conta disso. Temo que muitas pessoas pensem que milagres é por alguém a ver, alguém a andar...para mim isso é absurdo. Jesus não nos converte com isso, nem qualquer outra religião. Temos é que olhar para o mundo e agir-mos e não ficarmos à espera que as coisas caiam do céu.
Mas é interessante falar de religião. É um tema forte. Principalmente dentro da minha geração onde pouca gente acredita ou finge que acredita nalguma coisa. Também já me passou pela cabeça ser agnostica, ceptica...até budista! E também já disse que não acreditava em Jesus, como não acredito na vida eterna. Mas às vezes é mais fácil pensar que acreditamos nalguma coisa, assim completamos a nossa grande falha, talvez aquela que ninguém pode isolar, não sabermos o que virá depois disto. O que será o depois.
Torna-se mais facil crer nalguma coisa e talvez mentir e não ter a noção que a vida é somente esta e que não há continuação. Torna-se duro e pensamos o porquê deste esforço todo, desta luta diaria que nos atormenta, deste conflito interno à roda das nossas opções e de tudo.
Talvez por isso, os sinais são mais do que milagres. São chegarmos a casa e sabermos que alguém nos ama. É sairmos com alguém e sentirmo-nos bem. É estar em comunhão com tudo o que nos rodeia e sentirmos que realmente pertencemos ali ou a alguém.
Ou é não sentir nada...
Cada um sabe de si e....

Sem comentários: