Uma travessia...por vezes fácil, outras vezes difícil. Um deserto, onde se tenta desesperadamente encontrar um oásis para ai permanecer, pelo menos na triste ilusão de ser feliz.

fevereiro 02, 2004

EU

Laura Alexandre, 18 anos, jovem estudante, caloira de uma tal de Faculdade de Direito de Lisboa, sem pertencer a nenhum partido quer de esquerda ou direita, com projectos para uma longa vida, onde estão presentes certas metas a alcançar, está à beira de um ataque. Considerada uma pessoa calma (o meu oftalmologista assim o diz), hoje ficou estupefacta com um documentário sobre o Paquistão.
QUERO IR LÁ!

Sem mais comentários, aquilo é lindo. Os seres do sexo oposto são horriveis, mas as mulheres são lindas e têm "cenário". Civilizações como eu gosto. Onde se encontra nas ruas carros último topo de gama e carroças puxadas por cavalos magnificos, donde provavelmente descendem os nossos Lusitanos.Caminhos da rota da seda e arquitectura fantastica. Costumes magnificos. Tou maravilhada.

Aproveitando umas palavras da minha tão estimada amiga Catarina, que me aconselhou um livro: "epopeia de Guilgamesh. A busca da imortalidade, de um sentido para a vida.A insatisfação da monotonia da vida do homem urbano, k se casa, tem filhos, trabalha e nada mais.Descobri k os antigos consideravam k o paraíso era algures para oriente, perto do Tigre e do Eufrates". Assim sendo, aqui fica o conselho, pois o meu estado de espirito e a minha intuição dizem que este deve ser um livro bom. Nestas simples palavras desta minha companheira, aqui ficam o meu medo mais terrificador, mais uma vez repito:"A insatisfação da monotonia da vida do homem urbano, k se casa, tem filhos, trabalha e nada mais". O meu receio. O meu pavor. A minha tormenta. A vida efémera é demais para náo ser aproveitada.

Eu, nao posso dizer nada mais sobre livros, porque tenho dedicado metade da minha alma aos livros de estudo, e deixei o meu carissímo Mario Vargas e o seu Paraiso na Outra Esquina, para os poucos tempos livres que me restam. Mas fica a critica que até agora tem sido um bom companheiro. Pelo menos condena a relgião nos aspectos em que eu o faço e o prazer sem responsabilidades.

Tenho alergia. As novas doenças do mundo actual, cada uma mais estranha que a outra. Desde a Esclerose até a uma simples alergia cutânea, são doenças, todas condicionadas pelo sistema imunitário. É estranho. Andei a ver o Odisseia, mas é verdade. Qualquer dia não temos bactérias amigas.Anda tudo a ver quem trama quem! Que tristeza! Já lamento ser racional. Mais valia não ter consciencia. Assim não me preocupava com nada. Feliz de quem o é sem saber como.Viver na ignorância ou na ingenuidade é mais sadio e não magoa tanto.Este mundo está louco!

Vou mas é parar com estas lamentações, porque eu não preciso disto. Sim, tenho consciencia do que me rodeia, olho com tristeza, mas a vida é em frente. O passado está lá atrás e ninguém volta atrás para o consertar. Toca a construir o futuro. Querem revoluções? Novas ideias? Novas teorias, hipocrisias? Para quê? Para matarmo-nos, para destruir o que está feito? Oh mentes pacíficas, sem desejos, sem sonhos. Levantem-se, ergam-se, corram... Temos a vida à nossa frente, o vento para nos guiar! Tanto caminho para percorrer. Cantem cantigas, digam asneiras, soltem os corações, façam poemas. Nada há que nos detenha. Somente a consciencia e os preconceitos. Sejam sinceros, sejam humanos, sejam vocês. Rir não faz mal, errar muito menos. O tempo cura e o que passou passou. Sacrifiquem este olhar doce pelo desejo de mudar um dia.

Bloquei. Vou estudar. Tenho que lutar...

1 comentário:

PanÓptica disse...

Passados tantos anos...(e eu ainda nem te conhecia) heis q te deixo um comment ao teu post genial. Alteraçoes...algumas, mas tu as farias, e n teria piada se assim fosse. Tu no teu melhor, na reflexao, no humor, na verificaçao da tristeza que é este mundo que amamos e por isso queremos salvar. Ou n estariamos ambas a estudar Direito.

Será possível, Laura de 22 anos, já não tão caloira, mas ainda tão falsamente calma (não sei se o oftalmologista concorda). Eu tb ainda acredito.